Adsense - Cabeçalho
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Review 2011 - Night of the Jumps
A serie mais antiga do mundo e mais extrema de FMX, contou com muitas batalhas heróicas durante 2011. Durante os últimos anos o Night of the Jumps vem testemunhando o surgimento de muitos ícones do freestyle motocross. Em 2011, foi a vez dos recem lançados no campeonato - Javier Villegas, Josh Sheehan, Maikel Melero e David Rinaldo - se transfprmarem em deuses do esporte.
Josh Sheehan e Javier Villegas praticamente ofuscaram os demais competidores, e para maiores detalhes disso continuem a leitura.
O ano de 2011 começou diferente dos anos anteriores, devido a não começar em Berlim, dando vez para a cidade de Torino, na Itália. E obviamente o ano já começou bem disputado... Remi Bizouard mostrou que estava de volta, recuperado e com muita força para o campeonato, vencendo a primeira etapa.
Libor Podmol, campeão do mundo em 2010, nem chegou a final. Os recém chegados Javier Villegas, David Rinaldo e Maikel Melero mostraram excelente performance. O chileno (Villegas) voou para o segundo lugar no pódio. José Miralles e Maximo Bianconcini também começaram bem o ano. O espanhol (Miralles) ficou em 3º lugar e o italiano (Bianconcini) perdeu o pódio em frente a sua torcida.
O tour do Night of the Jumps seguiu para a capital alemã (Berlim) onde José Miralles fez as honras do pódio a frente de Remi Bizouard e Javier Villegas. O campeão de 2012, Libor Podmol, aproveitou o segundo dia de competição em Berlim, para vencer a etapa, batendo Villegas e Bizouard. Ao final da segunda etapa Rimi Bizouard assumiu a liderança do campeonato, seguido por Javier Villegas. E novato Maikel Melero mostrou um estilo imcomparável indo a final em todas as três finais...
Suíça agora tinha a sua vez com mais dois dias de campeonato! E marcando uma nova era na história do Night of the Jumps. Josh Sheehan faz sua primeira aparição no campeonato. Mandando Flip LazyBoy impecável, como também combos 360... além disso puxou 1-Hand Take-off Tsunami e muito mais da cartola. Sheehan venceu os dois dias e colocou os TOP FMX europeus em seus lugares. Javier Villegas foi o único que mostrou consistência em seus saltos, garantindo mais dois pódios, o que lhe rendeu a liderança no campeonato.
Nos round 6 e 7 em Penza na Rússia, foi a vez de outro novato demonstrar seus feitos... David Rinaldo, francês, mostrou manobras como Airplanes, 1-Hand Underflips e Double Seatgrab Backflips. Com estas manobras saltou para o terceiro lugar no primeiro dia e segundo lugar no segundo dia. Josh Sheehan por sua vez venceu mais duas etapas, se tornando o "nenino maravilha australiano", além de conferir o melhor resultado desde os primórdios do Night of the Jumps, 4 vitórias em 4 campeonatos.
E Villegas? Bem no round 6 ele pegou um segundo lugar, mas no round 7 perdeu o pódio para Maikel Melero. Mas tudo bem pois ele continuava 18 pontos a frente de José Miralles, liderando o FIM Freestyle MX World Championship.
Férias de verão no hemisfério norte, faz com que o Night of the Jumps tenha um breve intervalo...
Os então campeões mundiais dos últimos tempos Remi Bizouard e Libor Podmol, estavam a se perguntar "Seria o meu fim?" " O que faremos?". Ambos tiveram que se contentar com rankings desconhecidos, 4º lugar e 7º lugar respectivamente, para um campeão mundial.
Após 4 meses de férias e de muita saudade dos fãs do freestyle motocross... o Night of the Jumps retornou com muitos fogos de artifício e um tremendo espetáculo. A elite do FMX reuniu-se pela 8ª Etapa e o líderdo cameponato fez o melhor começo da segunda metade da temporada. Javier Villegas venceu o dia mostrando a Remi Bizouard e Josh Sheehan saltos limpos... quebrando a hegemonia de vitórias de Sheehan.
Em seguida o tour segue para Ostrava, na República Checa, mas sem Josh Sheehan devido a uma cirurgia no ombro que o deixou de fora do resto da temporada.. Libor Podmol normalmente faz uma tremenda volta em seu país, sem contar que estava comemorando sua 100ª aparição no Night of the Jumps. Mas desta vez tudo foi diferente... no treino caiu durante um backflip conjunto com seu irmão e então colidiu com a placa perímetro em seu penúltimo salto na final, terminando em 6º lugar e registrando seu pior resultado em sua cidade natal.
No entanto, os espectadores ainda tinham todos os motivos para torcer, porque Petr Pilat ainda estava com a bandeira da República Checa. Ele saltou para o terceiro lugar com Tsunami Backflip e 1-Hand-Take-off Backflip e só foi superado por Javier Villegas e Remi Bizouard. Villegas fizera uma corrida forte, mas teve de abrir caminho para uma vitória bem merecida por Bizouard. Ele tinha mudado para uma Honda 450cc no verão e estava de volta em forma com Ruler Flip, Cliffhanger Flip e Hart Attack Flip. Brice Izzo voltou após uma longa ausência por lesão, para garantir seu primeiro passeio em uma final em 2011, tocando com muito estilo e executou Miniflips.
Apenas uma semana depois, o regresso do Night of the Jumps para a Polônia não poderia ter sido mais espectacular. Javier Villegas (CHL) e Remi Bizouard (FRA), procuraram superar uns aos outros com truques incríveis na rodada 10 e 11 do Freestyle MX FIM World Championship na Arena ERGO em Gdansk. O francês triunfou sobre Villegas em duas finais de cortar a respiração e, assim, preservava a sua chance no campeonato mundial. A Polônia foi um local muito especial para os outros pilotos, pela primeira vez na noite dos saltos, Jose Miralles executou um Saran Wrap Flip e Maikel Melero um Doublegrab Flip , mas isso não foi suficiente para qualquer um deles para desalojar Petr Pilat do seu terceiro lugar. O piloto da Red Bull garantiu um segundo lugar no pódio nos últimos três concursos.
Em contraste com anos anteriores, a rodada final da temporada não foi ao ar livre no ensolarado Brasil, mas no interior, na Arena Sofia, Bulgária. A coroação oficial da FIM Freestyle MX World Champion ocorreu em frente a uma multidão de ingressos esgotados e o maior media scrum de jornalistas e fotógrafos na história da série. Javier Villegas manteve a mão superior. De qualquer forma, com efeito, ele só precisava de andar para a rampa na fase de qualificação para pegar três pontos e garantir o título. Ao final do freestyle motocross na Bulgária anunciou um outro lado, com o Freestyle Motocross World Championship indo a um candidato de fora da Europa - Javier Villegas do continente da América do Sul.
2011 foi a temporada mais emocionante de sempre na história do Night of the Jumps/ FIM Freestyle MX World Championship. A velha guarda está sendo levada para fora, pelo menos assim parece. Ex-top cães e veteranos - Podmol, Jose Miralles, Bianconcini e Fabian Bauersachs - tiveram que ampliar o seu repertório de truques durante o ano e cavar fundo, a fim de prevalecer contra os recém-chegados, como Josh Sheehan, Javier Villegas, Maikel Melero e David Rinaldo. Remi Bizouard, no entanto, parecia ser o único a ser estimulado pelo novo sangue, lutando com Villegas em um duelo emocionante para o campeonato mundial. Apesar de ter perdido, em última análise, o francês pode ser confortado pelo fato de que ele é vice-campeão do Night of the Jumps e conquistou o Freestyle MX UEM Campeonato do Mundo.
Assim foi o Night of the Jumps de 2011... que logo mais daqui 1 semana (nos dias 20 e 21 de janeiro de 2012) começará tudo de novo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário