Adsense - Cabeçalho

domingo, 29 de abril de 2012

Guilherme Gaino (BRA)

O Freestyle TZ não é somente para atletas, mas sim para todas as pessoas envolvidas com o esporte radical.
Guilherme Gaino é fotógrafo e designer profissional a mais de X anos. Dedica sua carreira profissional ao esporte, onde possui uma paixão pelo FMX. Tivemos uma conversa com mais esta fera.
Gui Gaino e Rafael Barato
Freestyle TZ: Nos conte um pouco sobre você. Onde surgiu esta paixão por fotos? E por que foi fotografar o esporte?

Gui Gaino: Na verdade, o caminho foi inverso. Minha paixão pelo FMX é muito anterior ao meu interesse por fotografia.

Eu acompanhei o desenvolvimento da cena FMX nacional desde o início e, por ser alguém que cresceu ligado ao skate, onde a produção audiovisual sempre teve um nível absurdo e é uma ferramenta fundamental no esporte, me fazia falta ver a mesma linha de raciocínio empregada ao FMX.

Então, algum tempo depois quando apareceu a oportunidade, eu resolvi tentar e acho que o resultado foi melhor do que eu mesmo esperava. Quero dizer, ainda falta muito para chegarmos a um nível satisfatório, mas demos um primeiro passo e o padrão de qualidade hoje é completamente outro.

FTZ: Você é o CEO do AttitudeFMX, certo? Qual é o principal objetivo do AtitudeFMX e suas metas?

GG: O AttitudeFMX foi a minha primeira tentativa de começar esse tipo de trabalho voltado para a cena. Na época estava rolando o primeiro hiato nas atividades do FMXNews, e faltavam lugares onde pudéssemos expor os acontecimentos recentes e mesmo dizer coisas sem o filtro do “bom mocismo” que impera na maioria dos veículos de comunicação disponíveis.

Por um tempo ele cumpriu seu papel, mas depois disso meu trabalho como um todo ganhou outros rumos e foi para os bastidores do esporte. Hoje em dia, damos sequência ao que começamos com o blog através das redes sociais. Selecionando e distribuindo conteúdo sobre FMX aos que nos acompanham por lá... Mas confesso que isso tudo ainda está muito aquém do que eu sempre pretendi com o “projeto”.

Se tudo der certo, teremos grandes novidades para o próximo ano, mas eu prefiro dar tempo ao tempo e não criar expectativas demais quanto a isso. Ao menos não agora... (rs)

FTZ: Onde mais está atuando com seus serviços?

GG: Atualmente eu divido minha atenção entre uma série de atividades dentro do esporte. Desde o ano passado eu venho desenvolvendo um trabalho nos bastidores da Equipe Ipiranga de FMX, que envolve desde o registro fotográfico dos eventos em que a equipe participa, passando por um trabalho de assessoria de imprensa, até o desenvolvimento de boa parte da identidade visual do time... Mais recentemente, uma das atividades que vem consumindo grande parte do meu tempo são jobs de design em parceria com algumas marcas da indústria do motocross nacional. Como a identidade visual da equipe Itamaracá One Racing, uma equipe satélite Honda que disputa o Brasileiro e a Superliga Brasil de Motocross, e foi um dos trabalhos mais gratificantes que realizei até hoje.

Além disso, tenho todos os meus projetos pessoais, como o AttitudeFMX e, atualmente, a 2Strokes Media, que é a minha tentativa de oficializar um trabalho de bastidores que venho fazendo junto aos pilotos há alguns anos. Ainda estamos em fase de implementação, mas a ideia é cuidar de toda a parte não relacionada a pilotagem das carreiras de alguns deles. Tirar o peso da parte burocrática da coisa das costas deles, por assim dizer.

FTZ: Qual foi o maior reconhecimento que recebeu de seus trabalhos?

GG: Acho que o maior reconhecimento que eu posso ter de tudo isso é o respeito de algumas pessoas das quais eu sempre fui fã. Além disso, ser reconhecido por esse pessoal, como alguém que ajuda a cena nacional a seguir em frente, também é algo pra lá de gratificante... Afinal, esse foi o motivo que me fez começar com tudo isso. Retribuir ao esporte tudo o que ele, de alguma forma, já fez por mim.

FTZ: Como se atualiza?

GG: Eu acompanho uma infinidade de websites ao redor do mundo, ligados ao FMX, ao MX e a cultura dos esportes em ação em geral. Fora isso, o contato direto com alguns atletas pelas redes sociais tem sido o grande diferencial nos últimos tempos. Isso faz com que você esteja em contato com todas as novidades do esporte quase que em tempo real. Quem acha que Facebook e Twitter são perda de tempo, é porque ainda não se deu conta do real uso que essas ferramentas podem ter. (rs)

FTZ: Para quem gosta de fotografia, o que aconselha?

GG: Eu realmente acredito que eu não sou a pessoa mais indicada para dar conselhos para ninguém... (rs) Mas falando sério, acho que não existe uma receita para o sucesso nesse sentido. Acredito apenas que o foco principal deva ser produzir algo que tenha algum diferencial e que, no todo, seja relevante. Se o seu trabalho será mais comercial, artístico ou jornalístico, isso só o tempo vai dizer e é uma questão de tentativa e erro. Divirta-se, se empenhe o máximo que puder e foque em algo que você tenha paixão em registrar, o resto é consequência...

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário